ANAC concede certificado de tipo para o helicóptero AW189

De acordo com o fabricante, a principal aplicação do helicóptero é em operações de longo alcance e em missões extensas sob a água, típicas de operações offshore. Com o documento, a aeronave já pode ser comercializada e operada em todo o território brasileiro.

aw189

A Agência Nacional de Aviação Civil emitiu o Certificado de Tipo de aeronave importada para o helicóptero AW189, fabricado pela empresa italiana FINMECCANICA.  Além da certificação da ANAC, o modelo é certificado pela Agência Europeia de Segurança para a Aviação Civil (EASA) e pela Agência de Aviação Civil Norte-Americana (FAA).

O helicóptero é similar aos tipos AW139 e AW169 quanto às características de desempenho, de segurança e de projeto. O AW189 tem dois motores turbo-eixo General Electric CT7-2E1, com potência de 1.492 kW cada, que disponibilizam velocidade de até 278 Km/h em altitude de cruzeiro e alta performance na condição pairado.

A fuselagem aerodinâmica e o projeto das pás do rotor reduzem o consumo de combustível e maximizam o alcance que pode chegar a até 907 km. Dependendo da configuração de modelo, o AW189 pode acomodar até 19 passageiros.

De acordo com o fabricante, a principal aplicação do helicóptero é em operações de longo alcance e em missões extensas sob a água, típicas de operações offshore.